No mercado financeiro, as grandes tendências são criadas pelo fluxo do dinheiro.  Ponto final. Não importa qual seja o tema e o momento, o custo e a alocação do dinheiro determinam os grandes movimentos.

A principal referência para qualquer investidor independente do estilo – desde discricionário até sistemático -, é o Banco Central com suas ferramentas para cumprir seu mandato de estabilidade de preços.

Esses instrumentos fazem parte de uma caixa de ferramentas chamada Política Monetária. A partir dela, um Banco Central utiliza taxa de juros, metas de inflação, taxa de depósito compulsório, operações de mercado aberto, Quantitative Easing, Forward Guidance, até mesmo da comunicação e retórica para direcionar o fluxo de dinheiro no mercado financeiro e na economia real.

Este é o primeiro curso sobre Banco Central que eu fiz, e é o único no mundo sobre o Banco Central do Brasil, a partir de uma visão de especulação, de um trader. As dinâmicas no mercado de juros, câmbio e ações são determinadas pelas expectativas com a economia, em conjunto com as Políticas Fiscais e Monetárias de um país; elas não são separadas.

ACESSAR AO CURSO DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

Nesse curso exclusivo e gratuito para meu parceiro, ActivTrades, os traders poderão entender com profundidade como mapear as atuações do Banco Central e criar um playbook para encontrar as melhores oportunidades ao longo do tempo. Mas adianto: não crie altas expectativas no curto prazo, no mercado não existe dinheiro rápido fácil, nenhum trader consegue masterizar tendências em 6 – 12 meses. É preciso de tempo e dedicação.

Além das aulas bastante objetivas e totalmente contemporânea, eu preparei muitos materiais extra como um glossário escrito por mim, vídeos extras, lista de livros, as principais ferramentas para utilizar no mapeando do Banco Central, os links mais importantes do BCB e Tesouro Nacional, e muito mais.

Módulo 1

– Introdução
– Aula 1 – Conhecendo Melhor o Campo de Batalha
– Aula 2 – Por Que Acompanhar Bancos Centrais?
– Aula 3 – Política Monetária na Prática
– Aula 4 – Impacto da Política Monetária no Mercado Cambial, Juros e Ações
– Aula 5 – Mapeando as Expectativas no Mercado de Juros

Módulo 2
– Aula 1 – Banco Central do Brasil (BCB) e Tesouro Nacional
– Aula 2 – Os Títulos Negociados no Brasil
– Aula 3 – Construindo a Curva de Juros Na Prática
– Aula 4 – As Atuações do BCB e do Tesouro Nacional
– Aula 5 – Rastreando os Impactos do BCB

Módulo 3
– Aula 1 – Mapeando o Cenário de Risco no Brasil e Mundo
– Aula 2 – Melhores Práticas Para Entender Cenários
– Aula 3 – Caso 1: Política Monetária do BCB (2018 – 2020)
– Aula 4 – Caso 2: BCB e o Forward Guidance
– Aula 5 – Conclusão

Comentários

Comentários